O que tem na cidade do Porto, Portugal?

Porto - Cais da Ribeira visto do Cais de Gaia
Porto - Cais da Ribeira visto do Cais de Gaia

Porto é a segunda maior metrópole de Portugal e uma das cidades mais carismáticas da Europa. A cidade é rica em história e tradição e deu origem e nome ao Vinho do Porto. Foi ali que JK Rowling começou a escrever Harry Potter.

Essa cidade, que cresceu à beira do Rio Douro, não decepciona. Porto possuiu muitas atrações contemporâneas e atemporais, desde exposições em museus a passeios de barco pelo rio. A abundância de cores e de sabores pela frente ribeirinha, tombada pela UNESCO, é encantadora.

Além de todo seu charme e personalidade, Porto tem a vantagem de ser uma cidade barata de visitar – quando comparada a outras grandes cidades da Europa. Com um aeroporto renovado, mais vôos diretos de diversas partes do mundo e um sistema de transporte público eficiente, a fama de Porto está crescendo entre os turistas.

Conhecendo Porto

Então comece seu passeio pela imponente Avenida dos Aliados, que é o coração da cidade. A maioria dos edifícios são hotéis ou o escritório central dos principais grandes bancos do país. No começo da avenida fica a Câmara Municipal, um edifício palaciano feito de granito e mármore com uma torre de 70m de altura. Em frente ao edifício está uma estátua do escritor modernista Português Almeida Garrett.

No outro extremo da avenida é a Praça da Liberdade, decorada com uma estátua de D. Pedro IV em um cavalo. Por ali você também encontra vários cafés, incluindo o histórico Guarany. Sente em uma das mesas na calçada do lado de fora para ver o mundo a passar.

No caminho em direção à beira do rio, você vai passar por outras atrações da cidade, como a Igreja de São Francisco, que “pinga” ouro. Pelo lado de fora ela parece mais uma igreja gótica e barroca do século XIV. Por dentro, é a mais extraordinária igreja de Porto e uma das mais ricas em toda a Europa. O pouco que não é coberto em ouro é feito de mármore.

A Estação São Bento

Em seguida, outra parada obrigatória no trajeto até o rio Douro é a deslumbrante Estação São Bento, com suas paredes cobertas de azulejos. O primeiro trem chegou na estação em 1896, porém, o edifício (elaborado com toques renascentistas) só foi inaugurado oficialmente em 1916, onde antes era um convento.

Os trens chegam e partem das principais cidades do norte de Portugal. Na Estação São Bento você pode pegar um trem para fazer um bate e volta a cidades próximas como Braga, Guimarães e Viana do Castelo.

Distrito de Ribeira

O Cais da Ribeira é a alma do Porto. O distrito de Ribeira é formado por ruas e vielas medievais decadentes. É um lugar em ruínas, mas fascinante. Os barcos tradicionais e super fotogênicos flutuam no cais em frente às casas antigas coloridas. Esse é o local mais pitoresco da cidade e o lugar que todo mundo adora. Dezenas de cafés, bares e restaurantes sob arcos medievais fazem da Ribeira o bairro mais popular da cidade para comer e beber. Experimente os famosos bolinhos de bacalhau e peça uma garrafa de vinho verde. De saideira, uma tacinha de vinho do porto. 😉

Do lado oposto do rio e também com muitas opções de restaurantes, está a Vila Nova de Gaia, onde estão as famosas caves de vinho. O Vinho do Porto, doce e fortificado, é produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido. A maior parte da oferta mundial de Vinho do Porto é armazenada e envelhecida ali, e uma visita a qualquer um dos armazéns não deve ser desperdiçada. Você vai aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de vinho e vai poder experimentar alguns deles.

A ponte Dom Luís I liga a Ribeira à Vila de Gaia e é um dos símbolos da cidade. Vá de um lado do rio ao outro caminhando pela ponte. Existem outras 4 pontes em Porto para você conhecer fazendo um cruzeiro pelo rio Douro.

Porto, muito para conhecer!

A imponente Sé do Porto é um monumento fascinante. Essa igreja foi concluída no século XIII e sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Vale a pena ir até lá por suas pinturas, esculturas, tesouros de arte sacra, a rosácea românica, a capela batismal (revestida de mármore) e azulejos barrocos na varanda.

A Torre dos Clérigos é mais um marco icônico da cidade. Quando construída, em 1763, ela era a torre mais alta de Portugal e servia como guia para os navios que entravam no Cais da Ribeira.

Para os amantes de livros, a livraria Lello & Irmão é uma atração sensacional. Ela é uma das mais belas livrarias do mundo com uma escadaria incrível e o teto de vidro. A maioria dos livros são em português, mas a casa também oferece uma seleção de livros em inglês e outras línguas. Para não perturbar os clientes, só é permitido tirar fotos dentro da loja em um determinado horário. Quem se atrever a tirar foto em outros horários pode contar que vai levar bronca.

A pé você consegue conhecer grande parte das atrações de Porto. Se o passeio ficar cansativo, com tanto sobe e desce, pare em uma das deliciosas pastelarias (as confeitarias portuguesas), e recarregue as energias com um cafezinho e um pastel de nata, uma queijadinha, uma bola de Berlim (sonhos)… Os doces em Portugal de são uma atração à parte.

Mariana Aimone Santos

Amante da fotografia, viagens e sabores. Está na estrada sempre que pode e agora divide experiências e dicas no site Viajera. Designer Gráfico nas outras horas do dia.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.