Ano novo em Punta del Este – as melhores dicas

Vista de Punta del Este

No final de 2014 viajamos de carro para o Uruguai. O plano era passar alguns dias em Montevidéu, ver a virada do ano em Punta del Este, ir a Colonia del Sacramento e depois seguir até Buenos Aires, de onde retornaríamos. Mas tínhamos um grave problema: grana curta! Para o ano novo, não conseguimos nenhuma hospedagem em Punta com um valor razoável. Tudo extremamente caro! Por outro lado, estávamos em um hotel bastante agradável e barato em Montevidéu. Nossa ideia? Fazer um bate-volta até Punta no dia 31 de dezembro e retornar a Montevidéu após a virada do ano.

A aventura até Punta del Este

Saímos da capital Uruguaia no meio da tarde, pois não teríamos muito o que fazer lá até a hora da passagem do ano. Levamos em nosso carro um isopor com refrigerantes e água e alguns pacotes de biscoitos e salgadinhos, para garantir.

Na estrada, logo na saída de Montevidéu, pegamos bastante trânsito antes do primeiro pedágio. Perdemos cerca de 1 hora para andar uns 5 quilômetros. Mas, passando os dois pedágios, apesar de um grande fluxo de carros, conseguimos chegar com tranquilidade até nosso destino.

A primeira coisa a fazer foi estacionar o carro em algum lugar próximo de onde veríamos os fogos. Naquela hora, umas 17h30, havia lugares de sobra para parar. Escolhemos um ponto no início da Rambla Gral Artigas, de onde teríamos uma visão de toda a orla e do Cassino Conrad, onde, segundo soubemos, teria o show mais bonito de fogos.

Explorando Punta Del Este

Como tínhamos bastante tempo, saímos explorar a cidade a pé. Entramos no Cassino Conrad para conhecer e nos refrescar do intenso calor. Depois, andamos até a praia para ver o famoso Monumento ao Afogado (ou Monumento dos Dedos) na Praia Brava e após, fomos atrás de um lugar para comer. Até umas 19h30 / 20h você consegue encontrar algumas lanchonetes abertas, mas passando este horário, somente restaurantes para a ceia de Réveillon. Os mais badalados da cidade só atendem com reserva, mas vimos diversos outros restaurantes bem simpáticos que tinham vagas de sobra.

Retornamos para a orla as 23h para garantir nosso lugar. Já estava cheio de carros e as pessoas estavam procurando os melhores lugares para assistir o show de fogos. Nos sentamos na mureta que divide a praia do gramado, pois nem uma toalha havíamos levado. As pessoas em volta de nós haviam levado esteiras e toalhas para sentar no gramado, bebidas e petiscos. Algumas, levaram mesa e cadeiras de plástico, velas e ceia completa #ficaadica!

A virada do ano

Até a hora da virada, eram poucos os fogos, mas a 0h o show foi realmente espetacular! Foram mais de 20 minutos de fogos em toda a orla e depois o clima de festa tomou as ruas: todos dançando e festejando com o som alto dos carros, bares e casas em volta. Muito legal! Valeu muito a pena.

O retorno a Montevidéu

A parte ruim foi voltar. Não esperamos muito para ir embora pois ficamos com medo que o movimento na estrada ficasse grande, afinal, seriam 132 quilômetros até o hotel. Mas foi realmente muito tranquilo, praticamente não havia ninguém na estrada. Por volta das 2h da manhã estávamos em nosso hotel.

No geral, o maior inconveniente foi não podermos aproveitar mais e nem beber, pois o caminho de volta é longo, porém, conseguimos participar de uma das melhores festas de réveillon da América do Sul sem gastar uma fortuna. No geral, valeu muito a pena! =)

Resumo das dicas:

• Não deixe para sair muito tarde de Montevidéu para poder estacionar próximo de onde vai ficar.
  • Cada pedágio custa $150 pesos Uruguaios para carros em 2021 (Veja valores atuais e outros meios de transporte). Você passará por dois na ida e dois na volta.
  • Leve ao menos uma toalha para sentar no gramado e ficar mais confortável.
  • Aproveite para andar pela orla de Punta del Este, tirar fotos, conhecer o Cassino Conrad…
  • Você conseguirá achar lugares para jantar, mas não deixe de levar água e alguns petiscos.
  • Para a virada, procure ficar na orla, em um lugar que consiga ver o Cassino Conrad. Lá é o show de fogos mais bonito.
  • Não beba: o caminho da volta é longo. Melhor não arriscar. 😉

Patrícia Dias

Web designer por vocação e apaixonada por viagens e culinária decidiu unir tudo e criar o site Viajera, espaço para compartilhar com o mundo suas impressões e sensações.